Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeitura se prepara para lançar o Smart Educação e já promove oficinas de robótica
Início do conteúdo da página

Prefeitura se prepara para lançar o Smart Educação e já promove oficinas de robótica

Criado: Segunda, 13 de Setembro de 2021, 20h03 | Publicado: Segunda, 13 de Setembro de 2021, 20h03 | Última atualização em Segunda, 13 de Setembro de 2021, 20h03

Nas próximas semanas a Secretaria Municipal de Educação trabalha para ampliar os serviços tecnológicos à disposição da comunidade escolar

oficina de robóticaEm preparação para lançar o ‘Smart Educação’, a Prefeitura de Goiânia realiza novas oficinas de robótica. A primeira unidade a receber o projeto é a Escola Municipal Alice Coutinho, que vai ganhar em outubro um Laboratório Maker, o primeiro instalado em uma unidade da Secretaria Municipal de Educação (SME). Os alunos da instituição – que já foi premiada nas Olimpíadas Brasileira de Robótica – já participam de oficinas tecnológicas em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi). 

O projeto em questão faz parte do combo de serviços que serão lançados nas próximas semanas dentro do Smart Educação, uma iniciativa da gestão municipal que integra o programa Cidade Inteligente. Ao todo, 10 Laboratórios Maker devem ser instalados na Rede Municipal de Ensino. 

O ensino de robótica ajuda a desenvolver conhecimentos básicos de mecânica, cinemática, hidráulica, informática e inteligência artificial através de recursos pedagógicos para que se estabeleça um ambiente escolar agradável. A robótica criativa, inclusive, já está presente em algumas escolas da rede e a SME tem o objetivo de ampliar o projeto para que mais alunos tenham acesso ao ensino de robótica e, futuramente, novas oportunidades no mercado de trabalho. 

Smart Educação

A Prefeitura de Goiânia, por meio da SME, quer inovar o ensino por meio da tecnologia e trabalhar para oferecer, ainda neste ano, serviços inovadores e formação digital nas instituições de ensino da Capital. Entre os projetos estão a criação de novos conteúdos pedagógicos para os ambientes digitais e a ampliação do uso de redes Wi-Fi nas unidades. 

Confira os projetos em fase de conclusão que, em breve, vão integrar as metodologias de ensino utilizadas pelos professores e servidores da Rede Municipal de Educação de Goiânia:

Educação Conectada

Wi-Fi Estudante/Professor vai oferecer Wi Fi de qualidade, gratuito para estudantes e professores no ambiente escolar.

Reestruturação do Portal Conexão Escola

Plataforma de ensino a distância disponível para atividades complementares para alunos de 372 instituições.

Toolbox

Serviço que estará disponível na plataforma da Conexão Escola que irá permitir o acesso a vários aplicativos avaliados por professores para melhorar a aprendizagem dos estudantes.

Móbile World

Serviço de celular que pretende oferecer aos professores acesso a conteúdos para completar a formação pedagógica.

Projeto Aula Digital

Atendimento dos alunos de 170 unidades por meio de uma parceria com Fundação Telefônica Vivo.

Adriene Bastos, da editoria de Educação

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página