Página inicial > Institucional > Notícias > Escola municipal usa personagens de quadrinhos para explorar assuntos sobre saúde e alimentação

Com participação de convidados, assuntos importantes são discutidos de forma lúdica em atividades extracurriculares por meio de vídeo conferências

• Criado: Sexta, 13 de Novembro de 2020, 18h14
  • Publicado: Sexta, 13 de Novembro de 2020, 18h14
  • Última atualização em Sexta, 13 de Novembro de 2020, 19h05

WhatsApp Image 2020 11 13 at 10.28.26Cascão ensinando sobre higienização das mãos? Magali orientando quanto a adoção de alimentação saudável? Alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Juscelino Kubitschek estão aprendendo muito com personagens, no mínimo, divertidos. Sob a coordenação da professora Andréa Vieira, a instituição realiza atividades extracurriculares sobre temas importantes no cotidiano de alunos, utilizando-se de vídeo conferências, aproximando alunos e escola em tempos de pandemia. O projeto é realizado em conjunto pelos professores e convidados para levar informação e diversão para os alunos, tendo um encontro virtual marcado para este sábado, 14, a partir das 09h.

Os temas trabalhados pela instituição, são pertinentes ao material já aplicado em atividades remotas e visam frisar de forma lúdica a importância da alimentação saudável, higiene, cuidados com a higiene bucal e ainda um guia estimulando a fala adequada. Para tornar o momento mais interessante, foram escolhidos os personagens da Turma da Mônica, destacando suas principais características.

O projeto teve sua primeira atividade realizada no dia 07 de novembro, com o tema "O prato da Magali: alimentação saudável e prevenção de doenças". A ideia era incentivar a prática de alimentação saudável para prevenção de doenças. De acordo com a instituição, "os resultados foram satisfatórios, uma vez que foi possível ampliar o conhecimento dos alunos acerca do mal causado por alimentos ultraprocessados, como frituras".

Neste sábado (14), o encontro "Eu não sou Cascão: higienização e prevenção de doenças" traz o querido personagem e acadêmicos de medicina da PUC-Goiás. A temática enfatiza a importância da higienização correta das mãos para a prevenção da COVID-19, mantendo a saúde em tempos de pandemia. Será abordado, também, outras medidas de prevenção contra o vírus, bem como a importância de usar álcool em gel e manter o distanciamento social.

O próximo encontro, previsto ainda para novembro, traz a Dona da Rua como protagonista. "Mônica Dentuça: escovação dentária e cuidados preventivos" usa a imagem da personagem para incentivar a prática da escovação. A atividade sobre higiene bucal será ministrada pela Liga de Odontopediatria da UFG, orientar sobre a escovação dentária, medidas preventivas para evitar a cáries e doenças orais, ressaltando que criança com cárie e dor não consegue aprender.

Por fim, o personagem Cebolinha incentivou a elaboração de um guia de linguagem oral e escrita formulado pela equipe da EMTIJK em conjunto com uma fonoaudióloga. “Ele fala certo ou elado?”, mostra a idade certa dos fonemas e orienta quanto a estimulação adequada da fala para contribuir no processo de leitura e escrita.

A equipe EMTIJK afirma que as atividades extracurriculares são muito além de mera diversão, pois visam o desenvolvimento motor dentro de um contexto maior de formação dos alunos em vários aspectos como a afetividade, motricidade, linguísticos e as relações interpessoais.

Adriene Bastos, da Editoria de Educação e Esporte