Página inicial > Notícias > Secretário municipal de Educação visita programa de inclusão social parceiro

Secretário municipal de Educação visita programa de inclusão social parceiro

Titular da Pasta de Educação e Esporte conheceu voluntários e alunos atendidos, além de se atualizar das atividades na instituição

• Publicado: Quarta, 10 de Abril de 2019, 23h54
  • Última atualização em Quarta, 10 de Abril de 2019, 23h54

f36a5338 e41c 4eae a364 16864267c45d 730x973O secretário municipal de Educação e Esporte, professor Marcelo Costa, visitou o Programa de Referência em Inclusão Social (Pris) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). O programa de extensão, que é parceiro da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) recebeu seu titular na tarde desta terça-feira, 9, atualizando-o sobre as atividades desenvolvidas, além de apresentá-lo voluntários, pais e alunos atendidos.

Criado em 22 de março de 2014, o Pris é um programa permanente de extensão da PUC Goiás cujo objetivo é agregar os trabalhos realizados na Universidade sob a perspectiva da inclusão. A partir daí, dialoga com diferentes instituições e movimentos sociais a fim de contribuir com o debate acadêmico, pesquisa e transformação social. A extensão é composta por tres projetos apoiadores da inclusão, sendo eles Projeto Aprender a Pensar (PAP), Projeto Alfadown e Projeto Acessibilidade Comunicacional no Centro Cultural Jesco Puttkamer.

Inclusão na SME

A SME tem, como uma de suas prioridades, promover a inclusão de educandos com necessidades especiais específicas. Atualmente, a rede conta com dois Centros Municipais de Apoio à Inclusão, Cmai Brasil Di Ramos Caiado e Cmai Maria Thomé Neto, além da parceria das instituições Cebrav, a Associação Pestalozzi – Unidade Renascer, Escola de Ensino Especial - Ascep, Escola Especial Helena Antipoff - Apae, Centro de Orientação e Reabilitação e Assistência ao Encefalopata – Corae e Centro de Apoio ao Deficiente.

As unidades subsidiam a aprendizagem dos alunos com deficiências, síndromes, Transtornos Globais do Desenvolvimento – TGD, altas habilidades / superdotação e dificuldades significativas de aprendizagem matriculados nas unidades educacionais. Além disso, a rede atende 42 alunos deficientes visuais, sendo 18 totalmente cegos. Para melhor atend^e-los, educadores e profissionais técnicos-administrativos da Educação passam por cursos nas áreas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Procedimentos Administrativos e Pedagógicos em Salas de Leitura para Readaptados.

Texto: Luciana Gomides, com informação do Pris - Puc Go

Foto: Pris - Puc Go