Página inicial > Notícias > Rede municipal adota sistema digital de correção de avaliação do ensino

Rede municipal adota sistema digital de correção de avaliação do ensino

Avalia Goiânia foi criado para sistematizar dados obtidos na Avaliação Diagnóstica da educação municipal

• Publicado: Quarta, 10 de Abril de 2019, 18h33
  • Última atualização em Quarta, 10 de Abril de 2019, 18h33

avalia gynCom o avanço cada vez maior da tecnologia no mundo, é necessário que o poder público se adéque e adote medidas para modernizar e facilitar o trabalho dentro de seus órgãos e instituições. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) buscou parcerias para criar um sistema digital de avaliação do ensino e aprendizagem nas instituições públicas municipais da Capital.

O Avalia Goiânia, Sistema de Avaliação Educacional do Município de Goiânia, tem como objetivo incentivar as mudanças de práticas a fim de aprimorar a qualidade do ensino oferecido pela rede municipal de Educação. A estrutura digital oferece subsídios para a formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas, avaliando o desempenho dos alunos em momentos e etapas diversas do percurso escolar e contextualizando as condições as quais os processos de ensino e aprendizagem ocorrem.

A obtenção dos dados sistematizados permite aos professores e profissionais da Educação acompanharem a evolução dos educandos e identificar aspectos associados à qualidade e efetividade do conhecimento transmitido em sala de aula. Sendo assim, o Avalia Goiânia evidencia os resultados individuais de cada unidade escolar da rede municipal de ensino de Goiânia.

Na primeira ação, foram avaliados estudantes dos Ciclos I, II e III do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A partir dos dados obtidos, equipes da SME promoverão intervenções pontuais nas instituições que apresentaram resultados discrepantes em relação aos esperados, promovendo equidade e efetividade nos processos de ensino e aprendizagem.

Núbia Alves, da Editoria de Educação e Esporte