Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Alunos participam de ações de saúde bucal em escolas e Cmeis
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Alunos participam de ações de saúde bucal em escolas e Cmeis

Atividades de orientação ocorrem por meio do Programa Saúde na Escola, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

  • Publicado: Terça, 19 de Março de 2019, 19h35
  • Última atualização em Terça, 19 de Março de 2019, 19h37

2 2Nesta quarta-feira, 20, é celebrado o Dia Mundial da Saúde Bucal e a rede municipal de ensino de Goiânia tem muito a comemorar. Isso porque a parceria diária com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), rende diversas ações nas escolas e centros municipais de Educação Infantil (Cmei), dentre elas, ensinamentos sobre escovação correta, uso de fio dental e avaliação clínica das crianças. Em 2018, participaram do programa 52 mil alunos de 148 unidades. Para 2019, a expectativa é que aumente para 56 mil alunos de 160 instituições.

A Escola Municipal Pedro Costa de Medeiros, localizada no Jardim Guanabara, é um exemplo entre as instituições municipais que promovem ações semanais de orientação. Nesta terça-feira, 19, uma equipe do PSE esteve por lá e passou a tarde com os alunos explicando e praticando o cuidado com os dentes. Durante todo a ano, a equipe segue um cronograma e passa pelas unidades educacionais com as ações educativas.

“É sempre bom reforçar. Nós batemos nesta tecla todos os dias com os alunos para que eles cuidem bem dos dentes e aprendam a forma correta para fazer isso. Antes as crianças reclamavam mais de dor de dente, hoje em dia, vejo que se preocupam mais, escovam mais e as famílias também acabam aprendendo e dando maior importância a isso”, afirmou a diretora Maria Aparecida Sobrinha Afonso.

Consultório Odontológico


A Escola Municipal Professora Maria Leonísia Naves de Almeida, no Setor Morado do Sol, também é um exemplo. Por lá tem um consultório odontológico instalado por meio do projeto “Consultórios Itinerantes”, criado em 2015 pelo Ministério da Saúde, em parceria com Ministério da Educação (MEC). Nesta escola, alunos de lá e de escolas vizinhas passam pela Escovação Supervisionada com a equipe do PSE.

O objetivo da ação é reduzir a incidência de cáries e doenças bucais em crianças e adolescentes. Os educandos desta unidade educacional são os primeiros beneficiados do projeto, que tem a parceria da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Hospital das Clínicas. “A nossa intenção é levar, aos poucos, as ações para 100% dos alunos da rede municipal, de acordo com a região e planejamento”, afirma a enfermeira e apoio pedagógico da Gerência de Projetos Educacionais da Secretaria Municipal de Educação (SME), Marislei Brasileiro.

Procedimentos educativos, preventivos e curativos são realizados simultaneamente durante os atendimentos odontológicos, que vão desde o ensino de técnicas de escovação e uso do fio dental, aplicação de flúor, monitoramento e troca de escovas, prevenção no espaço físico das escolas, até restaurações e adequações do meio bucal. Os tratamentos são realizados, mediante autorização dos pais ou responsáveis e seguem cronograma de agendamentos.

Livia Máximo, da editoria de Educação e Esporte 

registrado em:
Fim do conteúdo da página