Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Notícias > Projetos desenvolvidos na SME marcam início de 8º Simpósio de Tecnologia e Educação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projetos desenvolvidos na SME marcam início de 8º Simpósio de Tecnologia e Educação

Evento voltado para profissionais da Rede Municipal de Ensino teve palestra do secretário, Marcelo Costa, como conferência de abertura

  • Criado: Terça, 01 de Outubro de 2019, 20h45
  • Publicado: Terça, 01 de Outubro de 2019, 22h45
  • Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2019, 13h34

IMG 6731Inovação, tecnologia e educação andam juntos na formação de cidadãos conscientes e bem preparados para o futuro. Prova disso foram os projetos desenvolvidos na SME e apresentados na abertura do 8º Simpósio de Tecnologia e Educação. O evento teve início na noite desta terça-feira, 1, no Teatro da PUC GO, tendo como conferência de abertura a palestra proferida pelo secretário municipal de Educação e Esporte, Marcelo Costa. 

O evento é proposto pela Gerência de Tecnologia Educacional (Gertec) / Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da SME. Neste ano, trabalha na temática “Inovação e Mediação Pedagógica”, objetivando a ampliação da discussão e reflexão sobre tais assuntos. As ações contemplam, também, espaço para apresentação de propostas pedagógicas com o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

IMG 6727

A diretora de administração educacional, Leila Barbosa, deu as boas-vindas aos presentes, afirmando que o simpósio busca estabelecer uma relação entre teoria e prática no contexto no qual as unidades estão inseridas. Ademais, "reafirma a importância da discussão sobre a função das tecnologias como elemento colaborativo para a prática pedagógica, o compartilhamento de experiências do uso das tecnologias de informação e comunicação (TDIC)", apontou. 

Luciana Barbosa, mediadora da conferência, frisou "já pensar no Simpósio antes mesmo de ingressar na SME e quis trazer para a Rede a fim de discutir as ações tecnológicas desenvolvidas aqui". Luciana, que é gerente de tecnologia da SME, apontou ainda existir desafios a serem superados, mas que os mesmos funcionam como estímulo no trabalho que já rende frutos promissores.

Na palestra tematizada em "Inovação e Educação", Marcelo Costa celebrou o educador como aquele que é capaz de "transformar saber científico em saber pedagógico". Citando Dermeval Saviani, o dirigente pontuou que a escola corre risco iminente de descaracterizar-se como ambiente de aprendizagem caso não se torne atrativa aos alunos. Por isso, salientou o papel dos profissionais de Educação na concretização dos projetos inovadores em sala de aula, possibilitando "a formação além do banco, do quadro e do giz".

IMG 6779

Segundo ele, é estimulante ver, na prática da Rede, aquilo que é visto "em palestras e, muitas vezes, não são aplicados na vida real, o exercício de um novo meio de fazer o aluno aprender". Marcelo Costa pontuou, também, o aluno como centro do processo de aprendizagem, tendo o professor como mediador e facilitador neste processo pedagógico. 

IMG 6822

O dirigente apresentou os projetos pedagógicos e de tecnologia, bem como gestão, desenvolvidos pela Secretaria. O secretário apontou que os projetos demonstrados são frutos já colhidos no grande movimento de inovação tecnológica desenvolvidos na Rede. Entre as iniciativas incluídas na apresentação, estavam os Projetos Makers e Horta Escolar, ambos fortemente aplicados nas instituições de ensino da Rede. 

Programação

De terça a quinta-feira, os participantes têm acesso a comunicações sobre assuntos variados, como confecção de slides, educação digital, educomunicação, cultura digital e relatos sobre o Projeto Makers. O simpósio disponibiliza 12 minicursos oferecidos nos turnos matutino e vespertino, com duração de quatro horas. Juntamente com o Simpósio, será realizada a Mostra Pedagógica de Educação e Tecnologia, como forma de demonstrar práticas desenvolvidas pelas instituições. No segundo dia, as atividades serão desenvolvidas nas salas da Área 1 da PUC, no Setor Universitário. O encerramento será na manhã do dia 3,  no teatro da universidade, Área V.


Textos: Luciana Gomides, editoria de Educação e Esporte

Fotos: Eulices Maria

registrado em:
Fim do conteúdo da página