Página inicial > Institucional > Notícias > Projeto de escola municipal é selecionado para maior festival de inovação da América Latina

Alunos da Escola Municipal Alice Coutinho embarcam nesta segunda, 2, para Curitiba e expõem projeto sobre robótica aplicada na escola

• Criado: Segunda, 02 de Setembro de 2019, 14h42
  • Publicado: Segunda, 02 de Setembro de 2019, 14h42
  • Última atualização em Segunda, 02 de Setembro de 2019, 14h42

WhatsApp Image 2019 09 02 at 11.12.51Os investimentos maciços em projetos de robótica na escola seguem revertidos em bons resultados! Nesta segunda-feira, 2, alunos da Escola Municipal Alice Coutinho embarcam para o Let's Go Festival, maior festival de inovação educacional da América Latina. O projeto “A Robótica Educacional aplicada à realidade da comunidade escolar”, desenvolvido sob a orientação do professor Kleiber Pinheiro Sales, foi selecionado para exposição no evento, como parte da área de Futuro da Inovação.

A ação exposta no evento da capital paranaense integra o Projeto Makers, iniciativa que promove a inserção de atividades da robótica no ensino de disciplinas convencionais. “Nos trabalhos desenvolvidos, abordamos conceitos de Física e Matemática, como eletroeletrônica, cálculos, velocidade, comprimento de onda e ângulos. Tudo isso é abordado para que o aluno tenha o entendimento da grandeza do que está aprendendo”, explica Kleiber. Desde o ingresso no projeto, a escola passa por capacitações dos professores e aulas práticas com os alunos que, por sua vez, são capazes de construir e programar robôs seguidores de linha, por exemplo.

Toda a vivência do Projeto Makers será exposta através de fotos e materiais coletados, além da fala dos quatro alunos que acompanham o docente durante a viagem. A participação se dá em três momentos distintos, sendo duas mesas redondas e a exposição do projeto em si. Vale lembrar que parte desta equipe participou do I Desafio Makers da Prefeitura de Goiânia, evento realizado na última quinta-feira, 29. Lá, os estudantes tiveram o primeiro contato com as pistas no formato da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), competição na qual a instituição também se destaca.

“A escola até já adquiriu uma pista similar, o que vai favorecer estes alunos futuramente”, comemora o docente. Kleiber reforça, ainda, que a ida dos alunos representa um momento único na Rede Municipal de Educação por possibilitar que eles “se percebam dentro do processo de aprendizagem, com a diferença de que fazem pelo prazer, isto é, a experiência vivida como objetivo do seu próprio crescimento”.

Sobre o evento

O Let's Go Festival acontece nos dias 03 e 04 de setembro, reunindo mais de 1.400 líderes educacionais que participam de atividades simultâneas, entre elas exposições, experimentações, maratonas de ideias, palestras e rodas de conversa. A organização aposta no conceito de “descongresso”, formatos inovadores que proporcionam aos participantes a possibilidade de compartilhar experiências. Assim, adultos e crianças, educadores e líderes, governantes e empresários têm a possibilidade de interagir o propósito da inovação educacional.

No mesmo evento, o secretário municipal de Educação e Esporte, Marcelo Costa, participa de mesa redonda junto a titulares de outras Pastas para tratar de Inovação na Educação Pública. “Os projetos de inovação inserem nossas crianças em processo constante de evolução, possibilitando a formação interdisciplinar que conecta prática e teoria. Por isso, seguimos investindo no incentivo e ampliação da robótica na Rede”, destaca Marcelo, que recentemente anunciou mais verbas para a área.

Texto: Luciana Gomides, editoria de Educação e Esporte