Página inicial > Institucional > Notícias > Educação fecha semestre com 25 mil atendimentos nos Mutirões da Prefeitura

Educação fecha semestre com 25 mil atendimentos nos Mutirões da Prefeitura

Pasta ofereceu atividades pedagógicas, ambiente de leitura, mudas de hortaliças, oficinas de robótica criativa e reformas de unidades educacionais

• Criado: Quarta, 10 de Julho de 2019, 18h09
  • Publicado: Quarta, 10 de Julho de 2019, 18h09
  • Última atualização em Quarta, 10 de Julho de 2019, 18h09

balanco mutiUm fator marcante das gestões do prefeito Iris Rezende é a realização de Mutirões em bairros periféricos de Goiânia. O Mutirão tem como objetivo levar serviços da administração municipal para perto da população carente, e parte importante desses serviços é oferecida pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) que, apenas no primeiro semestre, levou cerca de 25 mil atendimentos a toda população em seus estandes.

A SME atendeu tanto as crianças quanto os adultos nas estruturas montadas periodicamente pela cidade. Para os pequenos, desde a primeira edição do ano, realizada em abril, no Parque Industrial João Braz, a pasta proporcionou diversas atividades e dinâmicas pedagógicas, como oficinas de desenho livre, dobradura e dedoche, ambiente de leitura, contação de histórias e brincadeiras interativas, como jogos matemáticos, pescaria e boca do palhaço.

Para os adultos, a pasta desenvolveu o Circuito Reciclar é Legal, no qual a população leva resíduos sólidos, como garrafas pet e latas de alumínio, e trocam por mudas de hortaliças cultivadas por meio do projeto Horta Escolar. Somente no primeiro semestre, nas quatro edições do Mutirão, o estande da SME recolheu mais de 200 quilos de resíduos, totalizando cerca de 9,4 mil mudas entregues, dentre elas pés de pimenta, manjericão, acelga, jiló e alface.

A inovação da Educação nos Mutirões no primeiro semestre foi a apresentação do modelo da salas modulares e o desenvolvimento das oficinas de robótica criativa dentro desses espaços. Na SME, há o Núcleo de Tecnologia Educacional, responsável por elaborar e cuidar das propostas tecnológicas da rede. Por meio desse núcleo, foram levadas para os Mutirões oficinas em que as crianças criavam robôs (motos, carros e humanóides) a partir de materiais recicláveis, como palitos de picolé e tampas de garrafas.

Escola Viva

Além dos serviços com atendimentos pessoais nos estandes, a SME também levou para os Mutirões o Programa Escola Viva, que tem por objetivo a manutenção predial constante das instituições de ensino. Das 141 unidades de ensino já contempladas pelo programa, 67 delas tiveram recursos liberados dentro da programação de Mutirão e passaram por reparos elétricos e hidráulicos, troca de telhado, pintura e limpeza geral, entre outros. Ao todo, em ações gerais do primeiro semestre, a Prefeitura já investiu R$2,5 milhões de reais no Escola Viva.

Núbia Alves, da Editoria de Educação e Esporte