Página inicial > Institucional > Notícias > Educação municipal abre inscrições para 1510 vagas em formações sobre ensino remoto

Desafios e possibilidades do regime não presencial embasam formações destinadas a profissionais da educação

• Criado: Quinta, 08 de Outubro de 2020, 19h22
  • Publicado: Quinta, 08 de Outubro de 2020, 19h22
  • Última atualização em Quinta, 08 de Outubro de 2020, 20h54

IMG 3238 1 1A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), por meio de sua Gerência de Formação (Gerfor) tem inscrições abertas para formações voltadas para o ensino remoto. Ao todo, quatro capacitações tratam de temas como Desafios e Possibilidades do novo modelo e metodologias ativas. As formações são desenvolvidas em plataforma moodle do Ambiente Virtual de Aprendizagem da SME e disponibilizam 1510 vagas.

Nos “Diálogos e reflexões sobre alfabetização como processo discursivo no ensino remoto”, o objetivo é refletir acerca do processo de ensino e aprendizagem no processo de alfabetização, em uma perspectiva discursiva, no contexto do regime remoto. O curso é destinado aos professores alfabetizadores das turmas A e B, oferecendo 450 vagas.

A “Alfabetização como processo discursivo na EAJA no contexto do ensino remoto”, trata de compreender e analisar as possibilidades da alfabetização como processo discursivo, além da apropriação da escrita alfabética e ortográfica e o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático no ensino remoto. Podem participar professores alfabetizadores das turmas de 1ª e 2ª séries (1º segmento). São 100 vagas divididas entre duas turmas.

Professores do Ciclo da Infância e da Adolescência podem participar da formação em “Metodologias Ativas: contexto e possibilidades”. Os módulos apresentam as Metodologias Ativas possíveis nos regimes de aulas presenciais e não presenciais. O curso tem oferece 560 vagas. Por fim, o “Ensino Remoto: desafios e possibilidades” é tema da formação direcionada aos educadores do 1º e 2º Segmentos da Eaja. A oferta é de 400 vagas.

Todas as formações têm carga horária de 40h e começam no dia 19 de outubro. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 pelo site: http://cefpe.blogspot.com/

Texto: Luciana Gomides, editoria de Educação e Esporte

Foto: Eulices Maria (arquivo)