Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Notícias > Escolas municipais de Goiânia crescem em avaliação do Ideb
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Escolas municipais de Goiânia crescem em avaliação do Ideb

Resultados foram divulgados na manhã de hoje e mostram melhor desempenho em Língua Portuguesa e Matemática

  • Criado: Terça, 15 de Setembro de 2020, 21h03
  • Publicado: Terça, 15 de Setembro de 2020, 21h03
  • Última atualização em Terça, 15 de Setembro de 2020, 21h03

IMG 9848A Rede Municipal de Ensino de Goiânia comemora mais um aumento nos seus índices no Ideb! Os resultados foram divulgados em coletiva na manhã desta terça-feira, 15, e mostram incremento na proficiência em Matemática e Língua Portuguesa, superando a média em avaliação dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são produzidos pelo Inep. O Ideb foi criado em 2005 e, em um só indicador, reúne resultados do fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações, dois conceitos importantes para a qualidade da educação. O cálculo do Ideb é feito a partir dos dados sobre aprovação obtidos no Censo Escolar, além das médias de desempenho no Saeb. Este, por sua vez, permite um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

De acordo com os resultados, as escolas da Rede Municipal de Goiânia ultrapassaram a média estabelecida, com destaque para o melhor desempenho na proficiência, isto é, a aprendizagem do aluno. Nos anos iniciais, houve incremento de seis pontos em Matemática, além da tendência de melhora em Língua Portuguesa apontada nas últimas avaliações.

Nos anos finais, os resultados também são promissores. Em Língua Portuguesa, o aumento foi de quatro pontos, acompanhado pelos sete apontados na proficiência na disciplina de Matemática. Segundo o Secretário Municipal de Educação e Esporte, professor Marcelo Costa, os números são reflexo do "processo de avaliação sistemática da Rede, o Avalia Goiânia, seguido das intervenções e acompanhamento pedagógico realizados nos últimos dois anos".

O Avalia Goiânia, Sistema de Avaliação Educacional do Município de Goiânia, foi delineado com o importante objetivo de aferir a aprendizagem dos educandos e acompanhar a qualidade da educação ofertada nas instituições educacionais da rede municipal de educação. A prova é aplicada por professores selecionados pela direção e tudo é realizado através de um aplicativo no celular, com acesso exclusivo dos aplicadores, cada avaliação é gravada e, no final, o desempenho dos alunos é enviado para o Caed, Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caedd/UFJF).

A obtenção dos dados sistematizados permite aos professores e profissionais da Educação acompanharem a evolução dos educandos e identificar aspectos associados à qualidade e efetividade do conhecimento transmitido em sala de aula. Sendo assim, o Avalia Goiânia evidencia os resultados individuais de cada unidade escolar da rede municipal de ensino de Goiânia.

Marcelo Costa destaca que o conjunto sistemático de avaliações e os resultados obtidos "comprovamos que Goiânia é uma cidade que ensina mais e promove Educação Pública de qualidade".

 

Texto: Adriene Bastos e Luciana Gomides, editoria de Educação e Esporte

registrado em:
Fim do conteúdo da página