Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Notícias > Programa Saúde na Escola inicia ações remotas em período de isolamento social
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Programa Saúde na Escola inicia ações remotas em período de isolamento social

Devido à suspensão das aulas presenciais, as ações são desenvolvidas virtualmente por equipes da SME e SMS

  • Criado: Terça, 15 de Setembro de 2020, 20h55
  • Publicado: Terça, 15 de Setembro de 2020, 20h55
  • Última atualização em Terça, 15 de Setembro de 2020, 20h58

PSE 1

O Programa Saúde na Escola (PSE) deu início às ações em Goiânia de forma remota. Desenvolvido dentro das instituições municipais, por meio da parceria entre as secretarias municipais de Educação (SME) e Saúde (SMS), o Programa se reestruturou para atuar durante o período de isolamento social.

Desde agosto, as equipes dos distritos sanitários produzem um vídeo por mês, com tema abordado conforme cronograma estipulado. O material vem sendo postado no canal do YouTube da SME, ficando disponível para acesso pelos alunos e suas famílias.

O primeiro vídeo tem como tema o tabagismo, devido ao Dia Nacional de Combate ao fumo, 29 de agosto. A Doutora Marislei Brasileiro aborda sobre o problema de saúde e sua relação com a Covid-19, doenças transmitidas pelo tabagismo e pelo ar, hábitos de higiene corporal e atitudes de autocuidado.

No mês de setembro, o foco será a saúde mental, com abordagens na saúde emocional em período de Covid-19, respeito à diversidade, prevenção às diversas formas de violência, isolamento social e consumo consciente. Alimentação saudável, saúde bucal e combate aos Aedes serão outros temas abordados até dezembro.

PSE

O PSE foi instituído em 2007 pelo Governo Federal. É uma política intersetorial da Saúde e da Educação, voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira.

Os eixos principais do Programa são doze. Combate ao mosquito Aedes Aegypti, promoção da segurança alimentar e nutricional, direito sexual e reprodutivo, prevenção ao uso de drogas, promoção da cultura de paz, verificação da situação vacinal, promoção de práticas corporais saudáveis, dentre outras ações.

Daniela Rezende, editoria de Educação e Esporte

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página