Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Notícias > Educação inicia semestre letivo com novidades
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Educação inicia semestre letivo com novidades

Seguindo protocolo instituído pelo Governo Estadual de prevenção à disseminação do novo Coronavírus, aulas presenciais estão suspensas até o dia 31/08

  • Criado: Segunda, 03 de Agosto de 2020, 20h17
  • Publicado: Segunda, 03 de Agosto de 2020, 20h17
  • Última atualização em Segunda, 03 de Agosto de 2020, 20h20

 

semestre letivoA Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), informa que as aulas presenciais seguem suspensas até o dia 31 de agosto nas unidades de Educação Infantil e Fundamental do Município de Goiânia. A determinação se dá em obediência ao Decreto 9653 e nota técnica da Secretaria Estadual de Saúde de 27 de julho 2020. Assim, o segundo semestre teve início na última sexta-feira, 31, com planejamento pedagógico, além de novidades relacionadas ao ensino virtual e repasses para as instituições. 

Todos os professores da Rede Municipal de Ensino (RME) encontram-se, atualmente, em fase de planejamento pedagógico. Neste período, educadores se preparam para dar início às aulas em Ambiente Virtual, processo que terá início já nos próximos dias. Cada escola terá seu próprio acesso e turma montada com aulas virtuais ministradas pelos professores das instituições. Frisando que o acesso às aulas virtuais da rede só será permitido ao aluno vinculado à instituição da Rede, por isso, se faz necessária a confirmação de matrículas que tenham sido solicitadas no período de suspensão das aulas presenciais. 

Até que as aulas virtuais sejam disponibilizadas, os alunos já podem acessar a Plataforma Conexão Escola, visualizando conteúdo pedagógico inédito e atividades pedagógicas complementares. O conteúdo segue as mesmas temáticas trabalhadas no primeiro semestre, de acordo com as matrizes estruturantes da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). As duas ferramentas, associadas à programação televisiva que segue pelo próximo semestre, comporão a carga horária do semestre. 

Repasses de verba

Iniciou, na última semana, o repasse de verbas para aquisição de material de apoio e higienização às escolas municipais da rede. O recurso é oriundo do Programa de Autonomia Financeira da Instituição Educacional (Pafie) e pode ser aplicado em manutenção e investimento nas unidades. Os repasses são destinados à manutenção da instituição, uma vez que a mesma deve estar em condições para receber os alunos para confirmação de matrícula e o recebimento dos kits merenda.

Ainda em agosto, as instituições recebem valores correspondentes ao repasse das verbas do Pafie Alimentação, destinados à merenda escolar. Este tem o somatório de mais de R$ 3,5 milhões de reais a todas as escolas e Cmei de Goiânia.  O recurso será aplicado para aquisição dos kits merenda que começam a ser entregues a partir do próximo dia 10. O cronograma de distribuição deve ser disponibilizado por cada instituição, a fim de informar, com transparência, a comunidade escolar.

A Educação não para e segue firme na busca melhorias, com objetivo de preservar a saúde dos alunos e servidores e, ainda, oferecer um aprendizado de qualidade conforme a nova realidade em que vivemos.

Adriene Bastos, da editoria de Educação e Esporte

registrado em:
Fim do conteúdo da página