Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Notícias > Escolas e Cmei recebem formação para Censo Escolar
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Escolas e Cmei recebem formação para Censo Escolar

Ações formativas estão sendo realizadas por webconferências a fim de preparar profissionais para realização do Censo Escolar 2020

  • Criado: Quinta, 21 de Maio de 2020, 12h50
  • Publicado: Quinta, 21 de Maio de 2020, 12h50
  • Última atualização em Quinta, 21 de Maio de 2020, 13h18

 

Webconferência educação 768x352A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), por meio da Gerência de Tecnologia Educacional (Gertec), organiza webconferências formativas para profissionais das instituições educacionais relativas à realização do Censo Escolar. As ações foram iniciadas nesta quarta-feira, 20, em conjunto com a equipe de Coordenação do Censo Escolar e Coordenadorias Regionais de Educação (CRE). O modelo segue as orientações para não aglomerar, reunir e juntar pessoas em virtude da pandemia da Covid-19. Ao todo, são 11 formações que seguem até terça-feira, 27.    

Diretores e secretários de escolas e centros municipais de Educação Infantil (Cmei) recebem orientações sobre como proceder com a coleta e processamentos dos dados censitários referentes à Educação Básica do município. As formações são realizadas por meio de uma de série de onze webconferências, com treinamentos para a realização do Censo Escolar 2020.

Considerando a importância estratégica do Censo Escolar e a necessidade de formação dos usuários executores das instituições educacionais da rede municipal de educação, os encontros virtuais têm o objetivo de alinhar e atualizar as informações e orientações para o preenchimento do Sistema Educacenso 2020.

Os dados são utilizados na definição de critérios para a atuação do Ministério da Educação junto às escolas, estados e municípios, servindo de base para o cálculo dos coeficientes de distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). A primeira etapa do processo consiste no preenchimento daMatrícula Inicial, com a coleta de informações sobre os estabelecimentos de ensino, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. 

As datas do período de coleta foram alteradas para início em 27/05/2020 e o término em 21/08/2020. As escolas e redes de ensino têm 60 dias para enviarem os dados. O Inep publica os dados informados no DO e escolas e redes de ensino têm 30 dias para retificar e/ou ratificar.

Sobre o Censo Escolar

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações e a mais importante pesquisa estatística da educação básica brasileira. É coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizado em colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e a participação das as escolas públicas e privadas. 

Os dados podem ser informados diretamente na Internet, por meio do Sistema Educacenso ou utilizando o módulo de migração de dados. Os gestores dos estabelecimentos de ensino, responsáveis pelo preenchimento, devem acessar o sistema, utilizando seu CPF e senha cadastrada.

Os dados do Censo Escolar podem ser acessados por meio do próprio Sistema Educacenso (www.educacenso.inep.gov.br), pela Situação do Aluno http://portal.inep.gov.br/web/guest/situacao-do-aluno, pelas Sinopses Estatísticas (http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas), pelos Microdados (http://inep.gov.br/microdados) ou pelo Inepdata (http://inep.gov.br/inep-data).

Adriene Bastos, da editoria de Educação e Esporte

Fotos: Gertec

registrado em:
Fim do conteúdo da página