Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Notícias > SME realiza webconferência sobre violência contra crianças e adolescente
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

SME realiza webconferência sobre violência contra crianças e adolescente

Webinar integra ações do Dia Nacional de Combate ao Abuso contra a Criança e o Adolescente, recebendo especialistas no tema

  • Criado: Segunda, 18 de Maio de 2020, 18h15
  • Publicado: Segunda, 18 de Maio de 2020, 18h15
  • Última atualização em Terça, 19 de Maio de 2020, 15h24

 

webinar 768x386A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) realiza, na tarde desta segunda-feira, 18, webconferência sobre a violência contra criança e adolescente. O webinar “Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Criança e Adolescente no Contexto da Pandemia” será mediado pelo titular da pasta, professor Marcelo Costa, e integra as ações do Dia Nacional de Combate ao Abuso contra a Criança e o Adolescente, celebrado neste 18 de maio. O evento é disponibilizado pela página da SME no Facebook, a partir das 15h, e conta com a participação dos psicólogos Gulherme Davoli e Cida Alves.

O primeiro webinar organizado pela SME tem o objetivo de trazer, no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, uma discussão sobre o problema no cenário do isolamento social em virtude da pandemia da Covid-19. A necessidade de afastamento social trouxe a preocupação com o aumento dos casos que, em tempos normais, seriam monitorados pela Rede de Atenção da Pasta, equipe de trabalho que presta serviços educacionais para prevenção e enfrentamento às violências e abuso sexual contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos em instituições educacionais da Rede Municipal de Ensino.

Entre os temas abordados no webinar, estão os efeitos do isolamento social nas relações de trabalho, estudo e familiares; o agravamento dos distúrbios psiquiátricos e suas consequências sobre as relações familiares e casos de violência; possível aumento das taxas de suicídio; sinais que podem ser observados por familiares e professores; e o próprio trabalho desenvolvido pela Rede de Atenção, tanto junto às instituições quanto no período de suspensão das aulas.

Programa especial

Além do webinar, Marcelo Costa participa também, ao vivo, de programa especial sobre o tema no Sistema Sagres. O debate conta com a participação da médica sanitarista Maria Marta Alves da Silva, integrante do Núcleo de Vigilância às Violências e Promoção da Saúde da SMS Goiânia e HC/UFG. O programa é transmitido pelo canal digital 26.1, a partir das 16h desta segunda-feira.

Vale destacar que, no mesmo canal, estreia, também nesta segunda-feira, 18, a programação televisiva do projeto Conexão Escola. A programação adapta as atividades pedagógicas complementares disponibilizadas no Portal Conexão Escola para a linguagem televisiva. O conteúdo contempla todas as modalidades atendidas pela Rede Municipal de Ensino. No sistema Sagres, os programas são exibidos entre às 09h e 10h (Educação Infantil e Ensino Fundamental) e 19h (Eaja).

Luciana Gomides, editoria de Educação e Esporte

registrado em:
Fim do conteúdo da página