Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Notícias > Programa Cidadão Digital encerra inscrições nesta quarta, 15
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Programa Cidadão Digital encerra inscrições nesta quarta, 15

Com plataforma apoiada pelo Facebook, projeto busca formar jovens multiplicadores na área da educação

  • Criado: Quinta, 16 de Abril de 2020, 16h53
  • Publicado: Quinta, 16 de Abril de 2020, 16h53
  • Última atualização em Quinta, 23 de Abril de 2020, 12h37

cidadão digitalO programa Cidadão Digital, projeto da Safernet Brasil com o apoio do Facebook, encerra inscrições nesta quarta-feira, 15 de abril. A iniciativa é voltada para a formação de jovens multiplicadores na área de educação, segurança, bem-estar e checagem de informações na internet. Os selecionados passarão por uma etapa de formação e de mentoria, além de ganhar uma bolsa mensal durante o programa.

Podem se inscrever jovens entre 19 e 25 anos graduados ou que estejam cursando ensino superior. Também são aceitos candidatos que possuam atuação reconhecida na sua região como mobilizadores. Inicialmente, será feita a análise das fichas de inscrição e, a partir daí, 30 jovens serão convidados para a próxima fase. Nela, participarão de webinars com especialistas das áreas de bem-estar, cidadania e segurança digitais.

Em seguida, dez candidatos serão selecionados para a próxima etapa, quando serão intitulados como jovens embaixadores do projeto. São estes escolhidos que atuarão como apoiadores das ações das escolas da rede pública de ensino, aplicando e desenvolvendo estratégias de mobilização digital para adolescentes entre 13 e 17 anos. 

As inscrições podem ser feitas pela ficha disponível no site:  www.safernet.org.br/cidadania-digital. No mesmo endereço, podem manifestar interesse educadores que quiserem receber as ações promovidas pelos embaixadores durante o programa em sala de aula. 

Cidadão Digital contra bullying e ciberbullying

Durante o período de distanciamento social, uma boa opção são os cursos a distância, oportunidade para educadores, ampliarem seus conhecimentos sem sair de casa. Diante dessa possibilidade, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), intensifica parcerias e segue informando aos profissionais diversas possibilidades de formação. A plataforma Safernet também oferece informações sobre o uso correto e seguro da internet, além de cursos e palestras on-line.

O principal objetivo da plataforma é falar sobre cidadania digital de um jeito simples, didático e convidativo, um desafio que abraça diariamente em ações e campanhas realizadas com seus parceiros, como o #ÉDaMinhaConta, de combate ao bullying, o #DigitalSemPressão, sobre bem-estar digital e o #PareaSextorsão. O programa Cidadão Digital é mais um movimento nesse caminho.

Neste mês, o destaque do site vai para a campanha de conscientização de combate ao Bullying e ao Ciberbullying. A iniciativa “Acabar com o bullying #édaminhaconta” foi desenvolvida em parceria com Facebook e Instagram. O desafio é grande, incluindo estimular a empatia e o respeito às diferenças nas relações, tanto no ambiente escolar como no digital, principalmente no período de distanciamento social.

Adriene Bastos, da editoria de Educação e Esporte

Foto: Laís Borges

registrado em:
Fim do conteúdo da página