Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Notícias > Esporte municipal atendeu mais de 27 mil crianças em 2019
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Esporte municipal atendeu mais de 27 mil crianças em 2019

Ações são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) e foram desenvolvidas em todas as regiões de Goiânia

  • Criado: Segunda, 13 de Janeiro de 2020, 14h02
  • Publicado: Segunda, 13 de Janeiro de 2020, 14h02
  • Última atualização em Segunda, 13 de Janeiro de 2020, 14h02

balanço natacaoO ano de 2019 foi marcado por diversos avanços na gestão municipal da capital. Um deles foi na área do Esporte. No último ano, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), a Prefeitura atendeu mais de 27 mil crianças no âmbito esportivo. Dentre as ações, estão as desenvolvidas para alunos da rede municipal e as para o público em geral.

Os Jogos Educacionais contemplam alunos de escolas municipais e centro municipais de Educação Infantil (Cmei) da Capital com disputa em jogos individuais e coletivos, como atletismo, xadrez, tênis de mesa, trilhas educacionais, futsal, voleibol, basquete, handebol e queimada. Compreendendo desde a Educação Infantil até a Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (Eaja), em 2019, os jogos atenderam mais de 15 mil alunos. Para 2020, o planejamento é para atender mais de 16 mil educandos.

Dentre as atividades ofertadas para a população em geral, a que mais se destaca são as da Iniciação Esportiva. O projeto consiste na oferta de atividades físicas coletivas em locais públicos, como praças, parques e quadras/piscinas de algumas escolas municipais que, no contra turno das aulas, abrem as portas para a comunidade. São desenvolvidos esportes como futebol de campo, futsal, natação, basquete, voleibol, ginástica localizada, atletismo, musculação, entre outros. Em 2019, a SME teve atendimentos mensais constantes de cerca de mil pessoas nos pontos de Iniciação, envolvendo tanto crianças e adolescentes, como adultos.

Outro diferencial da pasta de Esporte no ano foi a realização das Jornadas Esportivas. Neste tipo de ação, a cada edição, a SME abre as portas de uma instituição para a comunidade local e desenvolve atividades esportivas e de recreação, como futsal, queimada, corrida, gincana, dança, música, cama elástica, futebol de mesa, entre outros. Em 2019, foram feitas quinze edições do projeto, atendendo mais de oito mil pessoas. Para 2020, a previsão é de aumentar em 400 o número de crianças e adolescentes atendidos nesta ação. No Dia das Crianças também teve comemoração especial. No Clube do Povo, foi realizado o Festival Esportivo, que, com diversas modalidades, reuniu cerca de 900 pessoas no local, durante um domingo inteiro.

A SME participou, ainda, de outros eventos de esporte, como campeonatos de bairro de diversas modalidades, torneios de natação, além da participação no Campeonato Sul-Americano de Basquete, evento internacional, e da organização e coordenação técnica dos Jogos Indígenas. O planejamento para 2020 é inserir mais eventos no calendário oficial, nas áreas de arbitragem, maratona, futebol feminino, skate e a revitalização de praças públicas de esporte.

Núbia Alves, da editoria de Educação e Esporte

registrado em:
Fim do conteúdo da página