Página inicial > Institucional > Notícias > Robótica foi destaque na Educação Municipal em 2019

Robótica foi destaque na Educação Municipal em 2019

Principal frente de ação da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) foi o desenvolvimento do Projeto Makers, em parceria com Sedetec, UFG e IFG

• Criado: Terça, 07 de Janeiro de 2020, 16h07
  • Publicado: Terça, 07 de Janeiro de 2020, 16h07
  • Última atualização em Terça, 07 de Janeiro de 2020, 16h07

1.7.20 educacao balanco robotica 768x511Um dos destaques da Prefeitura de Goiânia em 2019 foi a inserção da robótica educacional das escolas. Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Instituto Federal de Goiás (IFG), a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) desenvolveu ao longo do ano o Projeto Makers.

O Projeto Makers – Robótica Educacional tem por objetivo capacitar e oferecer suporte aos professores da rede municipal de ensino para inserir atividades deste tema em diversas disciplinas, como Matemática, Geografia e Física. No último ano, profissionais de 14 escolas do Município participaram do projeto, que contou com oficinas e workshops, e concluindo o ano com um grande desafio de robótica. Realizado na Escola Municipal Professora Marília Carneiro Azevedo Dias, o Desafio Makers envolveu alunos das escolas que inserem atividades de robótica no ensino de disciplinas convencionais, em uma competição de percursos simulados usando programação.

O principal objetivo do evento foi a integração e a troca de experiências entre equipes. Mas também teve premiação. A primeira colocada foi a EMTI Paulo Teixeira de Mendonça, que levou para a escola medalhas de ouro e um kit completo de robótica. Em segundo lugar, houve empate técnico de duas escolas EMTI, Alonso Dias Pinheiro e Georgeta Rivalino Duarte, premiadas com medalhas de prata. Todas as outras participantes receberam medalhas de honra ao mérito.

No cotidiano da sala de aula, o departamento responsável por dar todo o suporte técnico e teórico para as instituições é o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), pertencente à Gerência de Tecnologia Educacional da SME. Além do suporte escolar, o NTE ofereceu, em algumas edições do Mutirão da Prefeitura, oficinas de robótica criativa para a população. Nela, a comunidade local pôde montar protótipos humanóides e de automóveis utilizando materiais recicláveis, levando para fora do âmbito escolar o que é desenvolvido pela rede municipal de ensino.

A robótica criativa já está presente em escolas da rede e a SME tem como objetivo expandir ao máximo para que mais alunos tenham acesso a esse conhecimento que vem ganhando espaço no mercado atual. Em busca de desenvolver conhecimentos básicos de mecânica, cinemática, hidráulica, informática e inteligência artificial, são utilizados recursos pedagógicos para que se estabeleça um ambiente escolar agradável. O secretário municipal de Educação e Esporte, Marcelo Costa, falou com entusiasmo sobre o avanço da modalidade no Município. “Educação de qualidade se faz a muitas mãos. Hoje vimos aqui que alunos e professores aprenderam bastante,” destacou e aproveitou o momento para anunciar mais verbas para o incentivo e ampliação de robótica nas escolas da rede.

Núbia Alves e Adriene Bastos, da editoria de Educação e Esporte