Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Notícias > Robótica foi destaque na Educação Municipal em 2019
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Robótica foi destaque na Educação Municipal em 2019

Principal frente de ação da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) foi o desenvolvimento do Projeto Makers, em parceria com Sedetec, UFG e IFG

  • Criado: Terça, 07 de Janeiro de 2020, 16h07
  • Publicado: Terça, 07 de Janeiro de 2020, 16h07
  • Última atualização em Terça, 07 de Janeiro de 2020, 16h07

1.7.20 educacao balanco robotica 768x511Um dos destaques da Prefeitura de Goiânia em 2019 foi a inserção da robótica educacional das escolas. Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Instituto Federal de Goiás (IFG), a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) desenvolveu ao longo do ano o Projeto Makers.

O Projeto Makers – Robótica Educacional tem por objetivo capacitar e oferecer suporte aos professores da rede municipal de ensino para inserir atividades deste tema em diversas disciplinas, como Matemática, Geografia e Física. No último ano, profissionais de 14 escolas do Município participaram do projeto, que contou com oficinas e workshops, e concluindo o ano com um grande desafio de robótica. Realizado na Escola Municipal Professora Marília Carneiro Azevedo Dias, o Desafio Makers envolveu alunos das escolas que inserem atividades de robótica no ensino de disciplinas convencionais, em uma competição de percursos simulados usando programação.

O principal objetivo do evento foi a integração e a troca de experiências entre equipes. Mas também teve premiação. A primeira colocada foi a EMTI Paulo Teixeira de Mendonça, que levou para a escola medalhas de ouro e um kit completo de robótica. Em segundo lugar, houve empate técnico de duas escolas EMTI, Alonso Dias Pinheiro e Georgeta Rivalino Duarte, premiadas com medalhas de prata. Todas as outras participantes receberam medalhas de honra ao mérito.

No cotidiano da sala de aula, o departamento responsável por dar todo o suporte técnico e teórico para as instituições é o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), pertencente à Gerência de Tecnologia Educacional da SME. Além do suporte escolar, o NTE ofereceu, em algumas edições do Mutirão da Prefeitura, oficinas de robótica criativa para a população. Nela, a comunidade local pôde montar protótipos humanóides e de automóveis utilizando materiais recicláveis, levando para fora do âmbito escolar o que é desenvolvido pela rede municipal de ensino.

A robótica criativa já está presente em escolas da rede e a SME tem como objetivo expandir ao máximo para que mais alunos tenham acesso a esse conhecimento que vem ganhando espaço no mercado atual. Em busca de desenvolver conhecimentos básicos de mecânica, cinemática, hidráulica, informática e inteligência artificial, são utilizados recursos pedagógicos para que se estabeleça um ambiente escolar agradável. O secretário municipal de Educação e Esporte, Marcelo Costa, falou com entusiasmo sobre o avanço da modalidade no Município. “Educação de qualidade se faz a muitas mãos. Hoje vimos aqui que alunos e professores aprenderam bastante,” destacou e aproveitou o momento para anunciar mais verbas para o incentivo e ampliação de robótica nas escolas da rede.

 

Núbia Alves e Adriene Bastos, da editoria de Educação e Esporte 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página