Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Sobre os Jogos

Publicado: Quinta, 14 de Fevereiro de 2019, 12h30 | Última atualização em Segunda, 18 de Fevereiro de 2019, 11h08 | Acessos: 632

imagem 1

   Programa da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), os Jogos Educacionais têm caráter educativo e procuram estar em consonância com as propostas pedagógicas desta secretaria. Contemplam todas os níveis e modalidades de ensino atendidos pela SME, Educação Infantil (0 a 5 anos), Ciclo I (6 a 8 anos), Ciclo II ( 9 a 11 anos), Ciclo III ( 12 a 15 anos) e EAJA (maiores de 15 anos). Envolvem as modalidades: Trilhas Educacionais, Maratoninha, Futsal, Handebol, Voleibol, Queimada, Basquetebol, Xadrez, Tênis de Mesa, Atletismo e Atletismo Mirim. A realização das atividades ocorre durante todo o ano letivo em espaços públicos da cidade e em instituições parceiras.

  • TRILHAS EDUCACIONAIS: Atividade planejada para educandos da Educação Infantil (CMEIs e Escolas) e Ciclo I. Consiste em uma caminhada com provas de regularidades e esportes radicais adaptados de caráter educativo e cultural enfocando, principalmente o respeito ao meio ambiente e aos recursos naturais. A atividade contempla cerca de 3000 crianças e ocorre em parques e reservas ambientais na cidade, como o Parque Areião e o Jardim Botânico. 
  • ATLETISMO: Esta modalidade oferece a vivência de provas de atletismo com regras adaptadas ao contexto educacional. São realizadas provas de pista (corridas) e campo (arremessos, saltos e lançamentos). Ocorrem, geralmente aos finais de semana e atende  educandos dos ciclos I, II, III e EAJA.  
  • ATLETISMO MIRIM: O Atletismo Mirim oferece atividades pré-desportivas próprias para educandos da Educação Infantil (CMEIs e Escolas), contemplando, assim como o Atletismo, provas de pista e campo redimensionadas à Educação Infantil. 
  • QUEIMADA:  Todas as jornadas desta modalidade são realizadas em sistemas de festivais com categoria mista. Ocorre em locais alternativos na cidade de Goiânia, como parques, locais de feira e praças públicas.  
  • FUTSAL: A realização das jornadas de Futsal ocorre em pólos regionalizados utilizando os espaços das Instituições Educacionais da SME, praças, parques e ginásios esportivos. Para os ciclos I e II são realizados em sistema de festivais. Para os Ciclos III e EAJA, o sistema de disputa é classificatório, com realização durante a semana em horário de aula e, se necessário, nos finais de semana, estando previsto a realização de finais para os classificados em cada jornada. 
  • HANDEBOL, VOLEI e BASQUETE: Modalidades ofertadas aos educandos do Ciclo III e EAJA. Assim com o Futsal, são realizadas em diversos pólos devido ao grande número de inscritos. Sistema de disputa em forma de rodízio, com realização da finais. 
  • MARATONINHA: Ocorre anualmente em parceria com a Caixa Econômica Federal e contempla os educandos do Ciclos I e II.
     

  

registrado em:
Fim do conteúdo da página